Voltar

Notícias

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 07:43

Tamanho do texto A - A+

Câmara de Cuiabá dá início à implantação do novo sistema administrativo.

O novo sistema já é utilizado por grande parte dos órgãos do município e vai possibilitar a integração administrativa de dados entre ambos os Poderes. A implantação deve ser concluída até abril próximo, conforme previsão de técnicos da Ábaco, empresa responsável

Atendendo à legislação federal, que unifica toda a base de dados dos entes federativos, a Câmara Municipal de Cuiabá está providenciando a implantação de um programa de informática denominado E-Safira, de propriedade da Prefeitura de Cuiabá, no segmento administrativo. Trata-se de um dispositivo técnico altamente eficiente, explica a secretária de Recursos Humanos do Legislativo, Bárbara Pinheiro, além do fato de que sua operacionalização irá representar benefício ao Parlamento.

"O programa atualmente utilizado pela Câmara também é bom. Porém, a integração de dados administrativos é uma exigência do governo federal. O E-Safira vai possibilitar total unificação da base de dados entre Legislativo/Prefeitura. Ademais, quando implantado na Casa de Leis, a população terá acesso às informações de ordem administrativa de forma ágil e transparente".

Uma outra meta da área de Recursos Humanos é implantar o sistema online Papel Zero, a fim de neutralizar 100% a utilização de documentos, adianta a secretária. É uma prática que traz, por vezes, empecilhos burocráticos, em face de não dispor de agilidade processual, observa. "Quando o Papel Zero estiver implantado, todos os dados administrativos terão tramitação online. Vai ajudar em muito na tramitação rotineira dos documentos, hoje compondo farta papelada". O Protocolo Eletrônico se insere também entre os avanços de serviços que o Legislativo está ultimando na gestão do presidente Misael Galvão.

Na opinião da secretária Vera Gomes (Financeiro), a implantação do sistema E-Safira terá reflexos igualmente positivos no seu setor. Em reunião com o técnico da empresa Ábaco, Fabrício Garcia, ela detalhou que existe expectativa de uma maior dinâmica dos trabalhos do Financeiro por conta desse futuro dispositivo. "Sem dúvida, vai proporcionar total controle, maior segurança, flexibilidade e comodidade na expedição de dados. É uma integração realmente positiva".

Para o 2º vice-presidente do Legislativo, Delegado Marcos Veloso, a atual gestão da Casa de Leis está focada em promover melhorias diversas na instituição, de forma que contemplem os servidores e toda a sociedade, em si. “O presidente Misael Galvão sempre primou pela transparência em todos os atos públicos e privados. E, a exemplo dos demais componentes da Mesa, quer que isso seja tônica no desempenho das funções administrativas deste Parlamento, legítima caixa de ressonância da sociedade cuiabana. A implementação do E-Safira vem em boa hora, pois vai dinamizar o desempenho geral dos serviços”.

Segundo Fabrício Garcia, o programa E-Safira - Sistema Orçamentário, Financeiro e Contábil atende à unificação de dados determinada em âmbito federal pela Lei 156, de 2016. “Os sistemas já são utilizados pela Prefeitura de Cuiabá de forma integrada”. Acreditamos que, até abril, esse programa estará em pleno funcionamento na Câmara. Quando estiver implantado, vai possibilitar a integração entre outros sistemas como E-Turmalina (Folha de Pagamento e RH), E-Jade (Administrativo), MVP (Sistema de Protocolo) e Portal da Transparência.

Garcia ainda disse que o objetivo é iniciar ainda esta semana a capacitação dos servidores nas áreas de Controle Orçamentário e Finanças, passo inicial da implantação do E-Safira. A capacitação do sistema em outros setores (frota, almoxarifado e patrimônio será em data posterior).

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - Câmara Municipal de Cuiabá

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei